Conheça nosso site

domingo, 12 de março de 2023

Robótica com sucata, como entender


 







A prática pedagógica descrita tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa e envolvente, que possa permitir-lhes atribuir sentido à escola e ao currículo. Para tanto, a prática se concentra em envolver os alunos em um problema social real e relevante, que é a questão do lixo, por meio da robótica e do trabalho colaborativo em equipe.

Além disso, a introdução e ampliação do conhecimento em robótica é um aspecto essencial dessa prática, permitindo que os alunos explorem tecnologias de forma criativa, levantando e testando hipóteses, aguçando a curiosidade, trabalhando com a resolução de problemas e estimulando a criatividade e a inventividade.

Para melhorar essa prática, é importante enfatizar a importância da abordagem interdisciplinar, que permite a integração de diferentes áreas do conhecimento, tais como ciências, matemática, tecnologia e meio ambiente. Além disso, é fundamental que os alunos sejam encorajados a desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, de modo que possam aplicar seus conhecimentos em situações reais e complexas.

Outro aspecto importante é a inclusão de atividades lúdicas e desafiadoras, que possam estimular a curiosidade e a inventividade dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. É fundamental que os resultados do projeto sejam compartilhados com a comunidade escolar e local, permitindo que outras pessoas também possam se conscientizar sobre a importância da gestão de resíduos sólidos e das possibilidades da tecnologia na solução de problemas sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário