Conheça nosso site

domingo, 12 de março de 2023

Uma prática pedagógica e formativa

 





O projeto "Robótica Sucata" foi desenvolvido com o objetivo de estimular a construção de conhecimento sobre conteúdos curriculares, eletrônica e robótica, por meio da construção de utensílios reciclados a partir do lixo retirado das ruas de São Paulo.

A iniciativa foi organizada com o intuito de promover uma prática pedagógica e formativa que estimulasse a criatividade dos alunos e os incentivasse a experimentar ideias e explorar pesquisas para propor soluções locais à comunidade. Uma dessas soluções foi a reciclagem de lixo, que deu origem à construção de robôs e materiais de eletrônica.

Essa abordagem proporcionou aos alunos uma oportunidade única de aprender de forma mais significativa e prática, permitindo que eles aplicassem seus conhecimentos teóricos em situações reais e complexas. Além disso, o projeto contribuiu para sensibilizar os alunos sobre a importância da gestão de resíduos sólidos e da preservação do meio ambiente.

Para melhorar o texto, é importante enfatizar que a abordagem interdisciplinar foi fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que permitiu a integração de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, é essencial destacar que a iniciativa foi capaz de desenvolver habilidades importantes nos alunos, como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas, além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com as questões sociais e ambientais.

Robótica com sucata, como entender


 







A prática pedagógica descrita tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizado significativa e envolvente, que possa permitir-lhes atribuir sentido à escola e ao currículo. Para tanto, a prática se concentra em envolver os alunos em um problema social real e relevante, que é a questão do lixo, por meio da robótica e do trabalho colaborativo em equipe.

Além disso, a introdução e ampliação do conhecimento em robótica é um aspecto essencial dessa prática, permitindo que os alunos explorem tecnologias de forma criativa, levantando e testando hipóteses, aguçando a curiosidade, trabalhando com a resolução de problemas e estimulando a criatividade e a inventividade.

Para melhorar essa prática, é importante enfatizar a importância da abordagem interdisciplinar, que permite a integração de diferentes áreas do conhecimento, tais como ciências, matemática, tecnologia e meio ambiente. Além disso, é fundamental que os alunos sejam encorajados a desenvolver habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho em equipe, de modo que possam aplicar seus conhecimentos em situações reais e complexas.

Outro aspecto importante é a inclusão de atividades lúdicas e desafiadoras, que possam estimular a curiosidade e a inventividade dos alunos, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente. É fundamental que os resultados do projeto sejam compartilhados com a comunidade escolar e local, permitindo que outras pessoas também possam se conscientizar sobre a importância da gestão de resíduos sólidos e das possibilidades da tecnologia na solução de problemas sociais.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Robótica com Reciclagem

RECICLANDO




Trabalhar com robótica é construir robôs ou outros mecanismos que consigam desempenhar tarefas autonomamente, como se locomover sozinho ou levantar um objeto. Ainda que muitas escolas abordem esse processo utilizando componentes eletrônicos e da informática, o uso de tecnologia sofisticada não é indispensável para apresentar o assunto aos alunos. Ao contrário: muitas instituições conseguem bons resultados apostando em sucata e peças de brinquedos (veja os exemplos no quadro ao lado). 

No Ensino Fundamental, a robótica pode ser, sim, um recurso pedagógico interessante. Mas só faz sentido utilizá-la se for para ajudar no ensino de Ciências - seja pelo contato com os procedimentos da disciplina (observação, pesquisa, investigação e resolução de problemas), seja como um jeito instigante de tratar de conteúdos relacionados às máquinas, como mecânica, movimento e energia.

Parece óbvio, mas muita gente acaba se deixando levar pela novidade das "maquininhas que fazem coisas" e se esquecendo dessa lição. "Quando a finalidade é apenas a manipulação dos robôs, o equipamento vira brinquedo. O tempo gasto em aula com a montagem do maquinário tem de ser o menor possível e deve estar a serviço do aprendizado", afirma Cristian Annunciato, pesquisador da Sangari Brasil, empresa que desenvolve projetos para o ensino de Ciências. Quando esses requisitos são cumpridos, a robótica vira uma aliada para desenvolver o pensamento científico das turmas de 8º e 9º anos. Por seu caráter participativo - quase sempre há a criação de algum modelo ou experimento -, a ferramenta exige que a turma se aprofunde nos conceitos da disciplina para fazer as máquinas funcionarem. "Com o desafio de construir um produto, os alunos elaboram hipóteses e alteram o percurso de pensamento quando erram. Do ponto de vista do aprendizado, essa trajetória é mais estimulante do que receber respostas prontas", explica Cristina Seixas, da Fundação Bradesco de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, que organiza oficinas de robótica para reforçar o interesse pelas Ciências.

Passo-a-passo 

Carro movido a bexiga
Material necessário: bexiga, mangueira ou canudo dobrável, papelão, conjuntos com rodas e eixos, estilete ou arco de serra, tubos redondos de canetas e fita adesiva.


1 Prenda eixos e rodas no pedaço de papelão. Tome o cuidado de deixar o conjunto rodar livremente, colocando-o dentro de um tubo de caneta.


2 Com a fita adesiva, prenda a bexiga na ponta de um canudo dobrável. Se quiser, use mais de um desses conjuntos para obter mais velocidade.


3 Fixe o conjunto na parte de cima do carro. Não se esqueça de deixar uma ponta do canudo para fora do papelão para poder encher a bexiga.


4 Por fim, dobre a ponta do canudo para cima, de maneira que a bexiga não toque o chão enquanto o carro se movimenta.

Carro movido a ratoeira
Material necessário: carrinho de plástico, chave de fenda, ratoeira, palito de madeira, arame, barbante e parafusos com porcas.


1 Escolha um carrinho de plástico com uma carroceria de ao menos 10 centímetros. Com a chave de fenda, faça dois buracos para fixar a ratoeira.


2 Usando parafusos com porca, prenda a ratoeira em cima do carro. Preste atenção para que o sistema de mola fique na parte traseira.


3 Com arame e alicate, fixe o palito de madeira ao sistema de mola. Prepare o próximo passo, cortando um pedaço de barbante com 50 centímetros.

Foto: Marcelo Kura4 Enrole o barbante, girando o eixo no sentido anti-horário, deixando a mola sob tensão. O carro vai se movimentar por fricção, desenrolando o fio.

Triciclo com motor elétrico
Material necessário: motor elétrico (de brinquedos, escovas de dente elétricas, drives de CD ou DVD), bateria de 9 V com clipe, roda de autorama ou aeromodelismo, conjunto de roda e eixo, cola quente, grafite nº 2 e papelão.


1 Recorte um pedaço de papelão em formato de trapézio. Prenda o conjunto de roda e eixo na parte traseira, como no exemplo da bexiga.


2 Faça um recorte na parte da frente para a roda girar livremente. Com cola quente, fixe-a ao eixo do motor. Grude o conjunto ao papelão.


3 Ligue o clipe com a bateria ao motor. Se ele girar no sentido contrário ao do movimento desejado, inverta as ligações.


4 Introduza o grafite entre a bateria e o motor. Deixe um dos fios livres para passear pelo grafite, regulando a velocidade do carrinho.



Computador, só com capacitação 


Quem tem treinamento específico na área pode introduzir a informática no trabalho com a robótica. As iniciativas mais disseminadas são as dos kits prontos de robôs, como o que a Lego produz. E há ainda professores mais ligados no mundo digital que preferem desenvolver todo o sistema por conta própria, da programação à montagem dos experimentos (conheça essas duas formas de trabalhar robótica com o computador no quadro acima). 


Entretanto, como já afirmamos no início da reportagem, nada disso é essencial: é possível apresentar o assunto sem muita tecnologia. Pensando especialmente em professores que querem apresentar o assunto às suas turmas, mas têm pouca familiaridade com a informática, esta reportagem apresenta um projeto didático (leia na página seguinte) de uma corrida de carrinhos feita com objetos simples, que pode utilizar as sugestões mostradas no passo-a-passo da página 65. Desafiadora, a atividade faz sucesso entre a moçada, que quer saber por que o desempenho de um competidor foi melhor do que o outro. "A turma é encorajada a entender as vantagens dos mecanismos mais eficientes e a estudar seu funcionamento", diz Maurício Gebran, consultor do Grupo Expoente, de Curitiba, e mestre em Mídia e Conhecimento. Em termos de conteúdo, a proposta foca nas máquinas simples - alavancas, engrenagens, roda e eixo, por exemplo -, existentes mesmo nos sistemas robóticos mais avançados. 


Possibilidades eletrônicas 


Conforme o docente ganha conhecimentos técnicos, é possível refinar os experimentos com o uso de recursos eletrônicos. Valdenilson da Paz Ferreira, professor de Ciências da EE Oliveira Lima, de Recife, construiu com as turmas da 8ª série máquinas com movimento utilizando motores e outros dispositivos elétricos. Uma delas, a esteira rolante, tem componentes mais sofisticados, como sensores de luz, que fazem o motor parar quando algum objeto interrompe seu feixe de transmissão. Mas, em qualquer montagem, Valdenilson sempre ressalta como os conceitos de Ciências estão presentes nas máquinas. "Assim, a atividade pode funcionar como uma porta de entrada para a Física, apresentando alguns temas que serão aprofundados no Ensino Médio e na Universidade", afirma Antonio Cesar Germano Martins, pesquisador da Universidade Estadual Paulista, em Sorocaba.


FONTE:

domingo, 17 de agosto de 2014

CAIXA AMPLIFICADA RECICLADA








         



Olá amigos do nosso Blog, hoje estaremos colocando mais uma de nossas engenhocas, desta vez tive a ideia de colocar um amplificador pequeno mas com uma potencia boa (este amplificador foi tirado de uma caixa de som de computador), dentro de uma caixa de som que estava encostada aqui em casa, veja como ficou.


 Como você pode ver existe uma entrada auxiliar que você pode conectar um caixa de som mp3 de baixo ganha (volume fraco), e conectar a esta caixa, a potencia melhora consideravelmente. 


 Ela tem Volume, Tonalidade, Interruptor e uma Entrada Auxiliar.
Você também pode conectar seu Celular nesta caixa, muito legal.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

CARRINHO DE BRINQUEDO COM SOM

RECICLANDO CAMINHÃO DE BRINQUEDO.

Ola pessoal, venho apresentar mais uma de minhas invenções, eu já tenho 15 anos e não brinco de carrinho mas tenho carrinhos de Plastico que estão pegando poeira, então me veio uma ideia de reciclar usando uma caixinha de mp3 que eu tinha e um caminhão de Plastico. Então comecei a desmontar os dois para ver como ficaria, com a ajuda de meu pai ficou legal, depois pintei e dei aquele toque especial.

Veja as fotos:
                             Com essa caixa de som virou...
                                          Um Caminhão de Som.




quinta-feira, 10 de julho de 2014

INVENTOS QUE GOSTEI

ESTE É O ROBISOM SATO GRANDE INVENTOR!


VEJA OUTROS INVENTOS QUE GOSTEI:


BRINCANDO DE PASSA OU REPASSA

Este Projeto é para aqueles que gostam do programa passa ou repassa, caso você deseje é só procurar no Google, com a palavra "Passa ou Repassa". que la você vai achar como desenvolver, o meu pai fez, é simples.
Vai ai as Fotos.